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    Seja bem vindo à oficina de Planejamento e Produção de Materiais Didáticos para aulas mediadas por tecnologias!


    A intenção desta oficina é que você possa planejar e elaborar materiais didáticos para suas aulas, em especial aquelas mediadas por tecnologias, com vistas a atingir os objetivos de aprendizagem dos estudantes previstos no projeto político pedagógico do curso (PPC).  Teremos 3 momentos:

    1. Antes da oficina: aqui no Moodle estão propostas algumas atividades que poderão auxiliá-lo durante a oficina.    
    2. A oficina, que está distribuída em 3 etapas: levantamento de indicadores, planejamento (matriz curricular) e o desenvolvimento de amostras de materiais didáticos, mediante elaboração de roteiros, textos-base, guia ou sequência didática, além da estrutura organizacional dos materiais produzidos.  Utilizaremos a ferramenta Microsoft TEAMS.
    3. Após a oficina, manteremos a turma do Moodle ativa para que possamos compartilhar experiências através do fórum de discussão.

    Para tanto, organizamos o Moodle da seguinte forma:

    1. Neste box principal você encontrará:
        • Informações sobre a oficina:
          • Canais de Comunicação:
            • Fórum Avisos que será utilizado para enviar mensagens e informações sobre a oficina.  Consulte-o sempre que possível!
            • Fórum Social para troca de experiências, dúvidas e conversas informais. É aqui que manteremos contato após término da oficina.     

    2. No box Pré-Oficina  há atividades a serem desenvolvidas antes da oficina.

    3. No box Oficina estão disponíveis exemplos de planejamento e da produção de materiais didáticos.

    4. E no box Conteúdos e Materiais de apoio há tutoriais, sugestões de leituras, materiais de apoio entre outros. 


    Então, vamos lá!  Boa oficina!

    • Documento com a sequência didática (roteiro) da oficina.  É o primeiro arquivo a ser acessado, leia com atenção!


    • INFORMAÇÕES SOBRE A OFICINA

    • Vídeo com informações sobre a Oficina de Planejamento e Produção de Materiais Didáticos para aulas mediadas por tecnologias.

    • Proposta da Oficina de Planejamento e Produção de Material Didático para aulas mediadas por tecnologias. 

    • CANAIS DE COMUNICAÇÃO NO MOODLE
    • Notícias e avisos da disciplina a serem encaminhados aos cursistas.
    • Espaço para compartilhar e trocar experiências, dúvidas e conversas informais.  Para abrir um novo tópico de discussão, clique em "Acrescentar um novo tópico de discussão" e complete com as informações solicitadas.  Para participar de um tópico de discussão já aberto, clique sobre o respectivo nome.

    • As atividades propostas a seguir serão utilizadas durante nossa Oficina. São opcionais e podem ajudar a maximizar o tempo para a produção de materiais didáticos.  

    • Sobre a oficina:

      Assistir ao vídeo de apresentação da Oficina MD

      Ler o documento "Sobre a oficina MD"

      Para o desenvolvimento de materiais didáticos:

      Escrever um texto de 10 ou 15 linhas, no máximo, sobre um tema de sua preferência, relacionado à disciplina escolhida.  Salve o texto no seu computador, para utilizarmos durante a oficina.

      Pesquisar, no mínimo, um artigo e um vídeo sobre o tema escolhido.  Anote os links para utilizarmos durante a oficina.

      Conhecimento básico de softwares:

      Elaborar uma apresentação em PowerPoint ou outro software de apresentação, com 3 ou 4 slides.  Salve a apresentação no seu computador, para utilizar na próxima atividade.

      Gravar uma videoaula com sua apresentação feita na atividade anterior. O Tutorial Screencast o Matic auxiliará nesta atividade! 

  • 28/05/2020

    • MATERIAL DA OFICINA

    • Material (slides) da Oficina de Planejamento e Produção de Materiais Didáticos mediados por tecnologias, em formato PDF

    • EXEMPLOS

    • Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - TADS
    • Projeto Político Pedagógico do Curso TADS

    • Levantamento feito com a comunidade discente do TADS, num período de 2 semanas, utilizando a ferramenta Google Forms.

    • Disciplina DS230
    • Ficha 2 da disciplina DS230 - Análise e Projeto de Sistemas II

    • Matriz Curricular da disciplina DS230 - Análise e Desenvolvimento de Sistemas II

    • Guia de orientações da disciplina DS230 Análise e Projeto de Sistemas II, com informações sobre a continuidade das aulas em formato remoto, objetivos, materiais etc.

    • Roteiro com atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes na Semana 1 da disciplina DS230, feitos semanalmente.  É o último documento a ser desenvolvido, o primeiro a ser disponibilizado ao estudante.

    • Roteiro da Semana 2 da disciplina DS230

    • Disciplina DS250
    • Ficha 2 da disciplina DS250 - Interação Humano Computador

    • Matriz Curricular da disciplina DS250 - Interação Humano Computador

    • Guia de orientações da disciplina DS250 Interação Humano Computador, com informações sobre a continuidade das aulas em formato remoto, objetivos, materiais etc.

    • Roteiro com atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes na Semana 1 da disciplina DS250, feitos semanalmente.  É o último documento a ser desenvolvido, o primeiro a ser disponibilizado ao estudante.

    • Roteiro da Semana 2 da disciplina DS250

    • TUTORIAIS

    • Tutorial para utilização do programa Screencast o Matic para gravação de telas de computador e produção de videoaulas. 

    • SOBRE O MOODLE
    • Quadro com principais recursos do Moodle e sugestões de utilização, elaborado pela UFSCar 

    • Site oficial do Moodle (moodle.org)

    • TEAMS

    • Guia de início rápido elaborado pela Microsoft TEAMS para Educação.

    • Guia rápido sobre TEAMS elaborado pela Microsoft

    • Treinamento em vídeo do Microsoft TEAMS

    • Tutorial elaborado pela Agência de Tecnologia de Informação e Comunicação - AGTIC/UFPR - Guia rápido

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      MATRIZ CURRICULAR

      Modelo de Matriz Curricular utilizada para o planejamento de material didático, em DOC e PDF.  Deve ser baixado ou impresso, para a oficina.

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      ROTEIRO PARA PRODUÇÃO DE MD

      Modelo de Roteiro para produção de material didático, em DOC e PDF. 

    • Embora seja um documento que não tem força de lei, tornou-se referencial norteador para subsidiar atos legais do poder público no que se referem aos processos específicos de regulação, supervisão e avaliação da modalidade citada. Por outro lado, as orientações contidas neste documento devem ter função indutora, não só em termos da própria concepção teórico-metodológica da educação a distância, mas também da organização de sistemas de EaD.

    • Ensaio com análise crítica do autor sobre a divisão da educação em modalidades e sobre o comportamento preconceituoso em relação à EaD. Também apresenta argumentos sobre a proposição de que, no paradigma educacional pós-Covid19, o novo normal será a educação semipresencial mediada por recursos educacionais digitais e a categorização equivocada da educação a distância como modalidade se tornará anacrônica.

      Autor: Ronei Ximenes Martins. EmRede, v. 7, n. 1, p. 242-256, jan./jun. 2020.

    • A educação superior a distância no Brasil tinha, em 2004, cerca de 60 mil alunos matriculados; cresceu rapidamente e atingiu em 2016 a marca de 1,5 milhão de matrículas, oferecendo importante colaboração para o desenvolvimento do país. Nesse contexto, mais do que nunca, é necessário analisar como se processou esse crescimento e prospectar o futuro, com vista a seu aprimoramento.

      BIELSCHOWSKY, Carlos Eduardo. Qualidade na educação superior a distância no Brasil:
      onde estamos, para onde vamos?. Rev. EaD em Foco. 2018; 8(1): e709, doi: http://dx.doi.
      org/10.18264/eadf.v8i1.709