Oficina de Planejamento e Produção de Materiais Didáticos para Aulas Mediadas por Tecnologias 3
Section outline
- 
                    Seja bem vindo à oficina de Planejamento e Produção de Materiais Didáticos para aulas mediadas por tecnologias! 
 A intenção desta oficina é que você possa planejar e elaborar materiais didáticos para suas aulas, em especial aquelas mediadas por tecnologias, com vistas a atingir os objetivos de aprendizagem dos estudantes previstos no projeto político pedagógico do curso (PPC). Teremos 3 momentos:- Antes da oficina: aqui no Moodle estão propostas algumas atividades que poderão auxiliá-lo durante a oficina.
- A oficina, que está distribuída em 3 etapas: levantamento de indicadores, planejamento (matriz curricular) e o desenvolvimento de amostras de materiais didáticos, mediante elaboração de roteiros, textos-base, guia ou sequência didática, além da estrutura organizacional dos materiais produzidos. Utilizaremos a ferramenta Microsoft TEAMS.
- Após a oficina, manteremos a turma do Moodle ativa para que possamos compartilhar experiências através do fórum de discussão.
 Para tanto, organizamos o Moodle da seguinte forma: - Neste box principal você encontrará:
 - Informações sobre a oficina:
- Guia didático da oficina. Este é o primeiro documento que você deve acessar. Leia com atenção!!!
- Vídeo de apresentação da Oficina
- Proposta da oficina (Sobre a oficina de MD)
- Canais de Comunicação:
- Fórum Avisos que será utilizado para enviar mensagens e informações sobre a oficina. Consulte-o sempre que possível!
- Fórum Social para troca de experiências, dúvidas e conversas informais. É aqui que manteremos contato após término da oficina.
 2. No box Pré-Oficina há atividades a serem desenvolvidas antes da oficina.3. No box Oficina estão disponíveis exemplos de planejamento e da produção de materiais didáticos.4. E no box Conteúdos e Materiais de apoio há tutoriais, sugestões de leituras, materiais de apoio entre outros.Então, vamos lá! Boa oficina! 
- 
                                                            Documento com a sequência didática (roteiro) da oficina. É o primeiro arquivo a ser acessado, leia com atenção! 
- 
                                                            Vídeo com informações sobre a Oficina de Planejamento e Produção de Materiais Didáticos para aulas mediadas por tecnologias. 
- 
                                                            Proposta da Oficina de Planejamento e Produção de Material Didático para aulas mediadas por tecnologias. 
- 
                                                            Notícias e avisos da disciplina a serem encaminhados aos cursistas.
- 
                                                            Espaço para compartilhar e trocar experiências, dúvidas e conversas informais. Para abrir um novo tópico de discussão, clique em "Acrescentar um novo tópico de discussão" e complete com as informações solicitadas. Para participar de um tópico de discussão já aberto, clique sobre o respectivo nome. 
 
- 
                    28/05/2020 
- 
                                                            Material (slides) da Oficina de Planejamento e Produção de Materiais Didáticos mediados por tecnologias, em formato PDF 
- 
                                                            Projeto Político Pedagógico do Curso TADS 
- 
                                                            Levantamento feito com a comunidade discente do TADS, num período de 2 semanas, utilizando a ferramenta Google Forms. 
- 
                                                            Ficha 2 da disciplina DS230 - Análise e Projeto de Sistemas II 
- 
                                                            Matriz Curricular da disciplina DS230 - Análise e Desenvolvimento de Sistemas II 
- 
                                                            Guia de orientações da disciplina DS230 Análise e Projeto de Sistemas II, com informações sobre a continuidade das aulas em formato remoto, objetivos, materiais etc. 
- 
                                                            Roteiro com atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes na Semana 1 da disciplina DS230, feitos semanalmente. É o último documento a ser desenvolvido, o primeiro a ser disponibilizado ao estudante. 
- 
                                                            Roteiro da Semana 2 da disciplina DS230 
- 
                                                            Ficha 2 da disciplina DS250 - Interação Humano Computador 
- 
                                                            Matriz Curricular da disciplina DS250 - Interação Humano Computador 
- 
                                                            Guia de orientações da disciplina DS250 Interação Humano Computador, com informações sobre a continuidade das aulas em formato remoto, objetivos, materiais etc. 
- 
                                                            Roteiro com atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes na Semana 1 da disciplina DS250, feitos semanalmente. É o último documento a ser desenvolvido, o primeiro a ser disponibilizado ao estudante. 
- 
                                                            Roteiro da Semana 2 da disciplina DS250 
 
- 
                    
- 
                                                            Tutorial para utilização do programa Screencast o Matic para gravação de telas de computador e produção de videoaulas. 
- 
                                                            Quadro com principais recursos do Moodle e sugestões de utilização, elaborado pela UFSCar 
- 
                                                            Site oficial do Moodle (moodle.org) 
- 
                                                            Guia de início rápido elaborado pela Microsoft TEAMS para Educação. 
- 
                                                            Guia rápido sobre TEAMS elaborado pela Microsoft 
- 
                                                            Treinamento em vídeo do Microsoft TEAMS 
- 
                                                            Tutorial elaborado pela Agência de Tecnologia de Informação e Comunicação - AGTIC/UFPR - Guia rápido 
 
- 
                    - 
                                                            Embora seja um documento que não tem força de lei, tornou-se referencial norteador para subsidiar atos legais do poder público no que se referem aos processos específicos de regulação, supervisão e avaliação da modalidade citada. Por outro lado, as orientações contidas neste documento devem ter função indutora, não só em termos da própria concepção teórico-metodológica da educação a distância, mas também da organização de sistemas de EaD. 
- 
                                                            Ensaio com análise crítica do autor sobre a divisão da educação em modalidades e sobre o comportamento preconceituoso em relação à EaD. Também apresenta argumentos sobre a proposição de que, no paradigma educacional pós-Covid19, o novo normal será a educação semipresencial mediada por recursos educacionais digitais e a categorização equivocada da educação a distância como modalidade se tornará anacrônica. Autor: Ronei Ximenes Martins. EmRede, v. 7, n. 1, p. 242-256, jan./jun. 2020. 
- 
                                                            A educação superior a distância no Brasil tinha, em 2004, cerca de 60 mil alunos matriculados; cresceu rapidamente e atingiu em 2016 a marca de 1,5 milhão de matrículas, oferecendo importante colaboração para o desenvolvimento do país. Nesse contexto, mais do que nunca, é necessário analisar como se processou esse crescimento e prospectar o futuro, com vista a seu aprimoramento.BIELSCHOWSKY, Carlos Eduardo. Qualidade na educação superior a distância no Brasil:onde estamos, para onde vamos?. Rev. EaD em Foco. 2018; 8(1): e709, doi: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.709
 
- 
                                                            
