Section outline

  • logo UFPR

    Seja bem vinda/o à oficina de Dimensionamento e Avaliação em aulas mediadas por tecnologias!


    A intenção desta oficina é demonstrar e aplicar uma metodologia para o dimensionamento (métrica) de atividades acadêmicas, síncronas ou assíncronas, mediadas por tecnologias, bem como a proposição de atividades avaliativas da aprendizagem, com vistas a atingir os objetivos de aprendizagem dos estudantes previstos no projeto político pedagógico do curso (PPC): 

    Antes da oficina:  
        • Escolher uma disciplina que você já ministra na graduação ou no ensino técnico.  Buscar as fichas 1 e 2.
        • Atividade pré-oficina, dividida em 2 partes: elaborar um plano de ensino de uma disciplina (de acordo com Res.59/2020-CEPE);  e organizar a sequência didática. Esta atividade pode ser realizada antes ou após a oficina.    

    A oficina está organizada em 3 etapas: o plano de ensino e a organização da sequência didática para proposição de atividades de aprendizagem; o dimensionamento (métricas) das atividades didáticas; e o uso de ferramentas tecnológicas para atividades avaliativas. Utilizaremos a ferramenta Microsoft TEAMS.

    Após a oficina, você poderá ajustar o plano de ensino e a organização das aulas (iniciada na atividade pré-oficina) com as atividades avaliativas, dimensionamento e ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação a serem utilizadas na sua disciplina. 

    Para tanto, organizamos o Moodle da seguinte forma:

    1. Neste box principal você encontrará:

          • Canais de Comunicação:
            • Fórum Avisos que será utilizado para enviar mensagens e informações sobre a oficina.  Consulte-o sempre que possível!
            • Fórum Café Virtual para troca de experiências, dúvidas e conversas informais. É aqui que manteremos contato após término da oficina.     

    2. No box Pré-Oficina  há atividades a serem desenvolvidas antes da oficina.

    3. No box Oficina os materiais utilizados e indicados durante a oficina.


    Então, vamos lá!  Boa oficina!


    • SOBRE A OFICINA

    • Guia Didático da Oficina de Dimensionamento e Avaliação em aulas mediadas por tecnologias.

    • Proposta da Oficina de Dimensionamento e Avaliação em aulas mediadas por tecnologias.

    • Banner de divulgação da Oficina de Dimensionamento e Avaliação em aulas mediadas por tecnologias.

    • CANAIS DE COMUNICAÇÃO

    • Espaço para compartilhar e trocar experiências, dúvidas e conversas informais.  Para abrir um novo tópico de discussão, clique em "Acrescentar um novo tópico de discussão" e complete com as informações solicitadas.  Para participar de um tópico de discussão já aberto, clique sobre o respectivo nome.

  • As atividades propostas a seguir serão utilizadas durante nossa Oficina. Caso não consiga realizar a tempo para a oficina não se preocupe! Poderá ser elaborada após a Oficina, sem problemas.

    • ATIVIDADE 1

      Escolher uma disciplina que você já ministra na graduação ou no ensino técnico.  Caso não ministre disciplinas, selecione uma disciplina que poderia lecionar e leia o projeto pedagógico do curso.  Buscar as fichas 1 e 2 da disciplina. 

    • ATIVIDADE 2

      Realizar a atividade Pré-Oficina.  Se preferir, você poderá utilizar o documento abaixo.  

    • Reforçando que, caso não consiga realizar as atividades 1 e 2 até a data da oficina OU caso tenha feito parcialmente, não há problemas:  você poderá concluir após o término da oficina


    • Abaixo a gravação do nosso encontro no Teams em 27 de julho (em breve):

    • ARTIGOS E TEXTOS PARA LEITURA

    • Ensaio com análise crítica do autor sobre a divisão da educação em modalidades e sobre o comportamento preconceituoso em relação à EaD. Também apresenta argumentos sobre a proposição de que, no paradigma educacional pós-Covid19, o novo normal será a educação semipresencial mediada por recursos educacionais digitais e a categorização equivocada da educação a distância como modalidade se tornará anacrônica.

      Autor: Ronei Ximenes Martins. EmRede, v. 7, n. 1, p. 242-256, jan./jun. 2020.


    • Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais.

      Ana Paula do Carmo Marcheti Ferraz, Renato Vairo Belhot. Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010. https://www.scielo.br/pdf/gp/v17n2/a15v17n2.pdf

    • LEGISLAÇÃO

    • Regulamenta, em caráter excepcional, período especial para o desenvolvimento de avidades de ensino nos cursos de educação superior, profissional e tecnológica da UFPR, no contexto das medidas de enfrentamento da pandemia de COVID-19 no País. 

    • Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

    • Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino.

    • TUTORIAIS

    • Treinamento em vídeo do Microsoft TEAMS

    • Tutorial do Moodle Oficial (em inglês)

    • Quadro com principais recursos do Moodle elaborado pela UFSCar

    • SOBRE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

      Creative Commons

      Organização sem fins lucrativos, que permite o compartilhamento e o uso da criatividade e do conhecimento através de licenças jurídicas gratuitas. Há uma seção específica sobre os tipos de licenças e a possibilidade de consultar conteúdos em diferentes mídias. Link para Creative Commons Brasil:   https://br.creativecommons.org/

      Educapes

      Repositório Educacional Digital da Capes de recursos abertos.  Acervo dispõe de laboratórios remotos e virtuais, jogos educacionais, e-books, videoaulas e outros materiais de pesquisa e ensino, desde que sejam licenciados de maneira aberta ou estejam sob domínio público e sejam oriundos do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) ou ainda de parcerias com outras instituições, nacionais e internacionais. O referido repositório pode ser acessado tanto por alunos como por profissionais de educação básica, graduação e pós-graduação pelo link: https://educapes.capes.gov.br

      Plataforma Aprendizagem Aberta

      O objetivo de facilitar e inovar no uso das tecnologias para a aprendizagem de formas diferentes e em sintonia com as práticas da sociedade moderna e conectada. Permite criação, armazenamento e compartilhamento, por meio de licenças de autoria escolhidas não só pelos seus autores mas também por todos os usuários, com o uso de licenças flexíveis, ampliando, assim, a base de recursos educacionais abertos. Seu acesso é pelo link: https://www.aprendizagemaberta.com.br/

      Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE)

      O Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) é um portal de recursos didáticos disponíveis para todos os níveis de ensino. É uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia, com a Rede Latino-americana de Portais Educacionais (RELPE), com a Organização dos Estados Ibero-americanos, entre outras instituições. Nele, estão disponíveis recursos digitais abertos, elaborados em diversos formatos, como imagens, mapas, áudio, vídeos, simulações.O acesso ao BIOE é pelo link: http://objetoseducacionais.mec.gov.br/#/inicio

      MIT Opencourseware

      É um portal do Massachusetts Institute of Technology (MIT) que dispõe de materiais de ensino com licença aberta para livre adaptação e uso. Contém conteúdo educacional de nível superior em formato digital, em todas as áreas do conhecimento. O acesso é pelo link: https://ocw.mit.edu/index.htm

      Repositório Aberto da UNIVERSIDADE AbERTA de PORTUGAL

      O repositório institucional da UNIVERSIDADE AbERTA (UAb) de Portugal disponibiliza, além de publicações científicas da Universidade, o acesso a recursos educacionais abertos produzidos pela instituição, visando potencializar a criação de novos recursos educativos e acessíveis a todos. Acesso pelo link: https://repositorioaberto.uab.pt/