Contorno da seção

    • ARTIGOS E TEXTOS PARA LEITURA

    • Ensaio com análise crítica do autor sobre a divisão da educação em modalidades e sobre o comportamento preconceituoso em relação à EaD. Também apresenta argumentos sobre a proposição de que, no paradigma educacional pós-Covid19, o novo normal será a educação semipresencial mediada por recursos educacionais digitais e a categorização equivocada da educação a distância como modalidade se tornará anacrônica.

      Autor: Ronei Ximenes Martins. EmRede, v. 7, n. 1, p. 242-256, jan./jun. 2020.


    • Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais.

      Ana Paula do Carmo Marcheti Ferraz, Renato Vairo Belhot. Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010. https://www.scielo.br/pdf/gp/v17n2/a15v17n2.pdf

    • LEGISLAÇÃO

    • Regulamenta, em caráter excepcional, período especial para o desenvolvimento de avidades de ensino nos cursos de educação superior, profissional e tecnológica da UFPR, no contexto das medidas de enfrentamento da pandemia de COVID-19 no País. 

    • Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

    • Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino.

    • TUTORIAIS

    • Treinamento em vídeo do Microsoft TEAMS

    • Tutorial do Moodle Oficial (em inglês)

    • Quadro com principais recursos do Moodle elaborado pela UFSCar

    • SOBRE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

      Creative Commons

      Organização sem fins lucrativos, que permite o compartilhamento e o uso da criatividade e do conhecimento através de licenças jurídicas gratuitas. Há uma seção específica sobre os tipos de licenças e a possibilidade de consultar conteúdos em diferentes mídias. Link para Creative Commons Brasil:   https://br.creativecommons.org/

      Educapes

      Repositório Educacional Digital da Capes de recursos abertos.  Acervo dispõe de laboratórios remotos e virtuais, jogos educacionais, e-books, videoaulas e outros materiais de pesquisa e ensino, desde que sejam licenciados de maneira aberta ou estejam sob domínio público e sejam oriundos do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) ou ainda de parcerias com outras instituições, nacionais e internacionais. O referido repositório pode ser acessado tanto por alunos como por profissionais de educação básica, graduação e pós-graduação pelo link: https://educapes.capes.gov.br

      Plataforma Aprendizagem Aberta

      O objetivo de facilitar e inovar no uso das tecnologias para a aprendizagem de formas diferentes e em sintonia com as práticas da sociedade moderna e conectada. Permite criação, armazenamento e compartilhamento, por meio de licenças de autoria escolhidas não só pelos seus autores mas também por todos os usuários, com o uso de licenças flexíveis, ampliando, assim, a base de recursos educacionais abertos. Seu acesso é pelo link: https://www.aprendizagemaberta.com.br/

      Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE)

      O Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) é um portal de recursos didáticos disponíveis para todos os níveis de ensino. É uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia, com a Rede Latino-americana de Portais Educacionais (RELPE), com a Organização dos Estados Ibero-americanos, entre outras instituições. Nele, estão disponíveis recursos digitais abertos, elaborados em diversos formatos, como imagens, mapas, áudio, vídeos, simulações.O acesso ao BIOE é pelo link: http://objetoseducacionais.mec.gov.br/#/inicio

      MIT Opencourseware

      É um portal do Massachusetts Institute of Technology (MIT) que dispõe de materiais de ensino com licença aberta para livre adaptação e uso. Contém conteúdo educacional de nível superior em formato digital, em todas as áreas do conhecimento. O acesso é pelo link: https://ocw.mit.edu/index.htm

      Repositório Aberto da UNIVERSIDADE AbERTA de PORTUGAL

      O repositório institucional da UNIVERSIDADE AbERTA (UAb) de Portugal disponibiliza, além de publicações científicas da Universidade, o acesso a recursos educacionais abertos produzidos pela instituição, visando potencializar a criação de novos recursos educativos e acessíveis a todos. Acesso pelo link: https://repositorioaberto.uab.pt/