2ª Oficina sobre Dimensionamento e Avaliação em Aulas Mediadas por Tecnologias 27/7
Section outline
- 
                     Seja bem vinda/o à oficina de Dimensionamento e Avaliação em aulas mediadas por tecnologias! 
 A intenção desta oficina é demonstrar e aplicar uma metodologia para o dimensionamento (métrica) de atividades acadêmicas, síncronas ou assíncronas, mediadas por tecnologias, bem como a proposição de atividades avaliativas da aprendizagem, com vistas a atingir os objetivos de aprendizagem dos estudantes previstos no projeto político pedagógico do curso (PPC):Antes da oficina:- Escolher uma disciplina que você já ministra na graduação ou no ensino técnico. Buscar as fichas 1 e 2.
- Atividade pré-oficina, dividida em 2 partes: elaborar um plano de ensino de uma disciplina (de acordo com Res.59/2020-CEPE); e organizar a sequência didática. Esta atividade pode ser realizada antes ou após a oficina.
 A oficina está organizada em 3 etapas: o plano de ensino e a organização da sequência didática para proposição de atividades de aprendizagem; o dimensionamento (métricas) das atividades didáticas; e o uso de ferramentas tecnológicas para atividades avaliativas. Utilizaremos a ferramenta Microsoft TEAMS.Após a oficina, você poderá ajustar o plano de ensino e a organização das aulas (iniciada na atividade pré-oficina) com as atividades avaliativas, dimensionamento e ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação a serem utilizadas na sua disciplina.Para tanto, organizamos o Moodle da seguinte forma: - Neste box principal você encontrará:
 - Informações sobre a oficina:
- Guia didático da Oficina DA. Este é o primeiro documento que você deve acessar. Leia com atenção!!!
- Proposta da Oficina DA 
- Banner da Oficina DA
 2. No box Pré-Oficina há atividades a serem desenvolvidas antes da oficina.3. No box Oficina os materiais utilizados e indicados durante a oficina.Então, vamos lá! Boa oficina! 
- 
                                                            Guia Didático da Oficina de Dimensionamento e Avaliação em aulas mediadas por tecnologias. 
- 
                                                            Proposta da Oficina de Dimensionamento e Avaliação em aulas mediadas por tecnologias. 
- 
                                                            Banner de divulgação da Oficina de Dimensionamento e Avaliação em aulas mediadas por tecnologias. 
- 
                                                            Espaço para compartilhar e trocar experiências, dúvidas e conversas informais. Para abrir um novo tópico de discussão, clique em "Acrescentar um novo tópico de discussão" e complete com as informações solicitadas. Para participar de um tópico de discussão já aberto, clique sobre o respectivo nome. 
 
- 
                    As atividades propostas a seguir serão utilizadas durante nossa Oficina. Caso não consiga realizar a tempo para a oficina não se preocupe! Poderá ser elaborada após a Oficina, sem problemas. 
- 
                    - 
                                                            Slides utilizados na Oficina de 27/jul 
 
- 
                                                            
- 
                    
- 
                                                            Ensaio com análise crítica do autor sobre a divisão da educação em modalidades e sobre o comportamento preconceituoso em relação à EaD. Também apresenta argumentos sobre a proposição de que, no paradigma educacional pós-Covid19, o novo normal será a educação semipresencial mediada por recursos educacionais digitais e a categorização equivocada da educação a distância como modalidade se tornará anacrônica. Autor: Ronei Ximenes Martins. EmRede, v. 7, n. 1, p. 242-256, jan./jun. 2020. 
- 
                                                            Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Ana Paula do Carmo Marcheti Ferraz, Renato Vairo Belhot. Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010. https://www.scielo.br/pdf/gp/v17n2/a15v17n2.pdf 
- 
                                                            Regulamenta, em caráter excepcional, período especial para o desenvolvimento de avidades de ensino nos cursos de educação superior, profissional e tecnológica da UFPR, no contexto das medidas de enfrentamento da pandemia de COVID-19 no País. 
- 
                                                            Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 
- 
                                                            Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. 
- 
                                                            Treinamento em vídeo do Microsoft TEAMS 
- 
                                                            Tutorial do Moodle Oficial (em inglês) 
- 
                                                            Quadro com principais recursos do Moodle elaborado pela UFSCar