Atividade 4: Sequência Didática (roteiro) para produção de MD - 22/09/2023 - 06/10/2023

O objetivo desta atividade é elaborar um roteiro com a sequência didática para produção de material educacional referente a uma linha da sua Matriz Curricular e o dimensionamento do respectivo material (texto-base).  

1a Parte: Sequência didática (roteiro) 

1.         Escolha uma linha da matriz curricular.

2.         Selecione materiais existente (de sua autoria ou de outros) sobre o(s) conteúdos(s) referentes a linha da matriz curricular.  Exemplos:  apresentação em PPT, vídeos, entrevistas, artigos etc.

3.         Revise se os materiais selecionados atendem ao indicado na coluna "conteúdos a serem abordados".  

§  Se não atender, anote quais conteúdos não possuem material existente.  Neste caso, anote a necessidade de elaborar materiais para tais conteúdos (por exemplo: "texto sobre conteúdo X (a elaborar)", "vídeoaula sobre assunto Y (a elaborar)", etc.) OU aprofundar sua pesquisa. 

4.         Entre os materiais selecionados (incluindo os "a elaborar"), separe aqueles que são "obrigatórios" ou seja, que são imprescindíveis de serem estudados pelo estudante para atingir ao objetivo de aprendizagem. 

5.         Idem com as atividades a serem propostas. 

6.         Reflita como você utilizaria os materiais obrigatórios (e atividades, se for o caso) para uma aula e em qual ordem, levando em consideração os aspectos apresentados na aula 06. Não se preocupe com o tempo de duração da aula.  Anote.

7.         Para cada material obrigatório, descreva a sequencia de utilização, já indicando a mídia (gravação de uma videoaula, elaboração de um texto em PDF, disponibilzação do áudio da entrevista X, etc.).  A partir destes materiais obrigatórios, faça a indicação para acesso aos materiais complementares.  

8.         Indique a ordem que será disponibilizado aos alunos.

Como sugestão:

a) utilize modelo de sequência didática (roteiro) disponivel na seção "Etapa 3 - Produção do Material Didático"; 

b) consulte os exemplos Sequência didática (DS230) - parcial e Sequência didática (DS250) - parcial na seção "Exemplos".

 

2a Parte: Dimensionamento do texto-base

1.         Após elaborado o roteiro, some o tempo (duração) dos materiais obrigatórios não textuais, incluindo o tempo necessário para o aluno realizar cada atividade proposta.

2.         Calcule a carga horária para materiais obrigatórios textuais.

3.         Some a quantidade de páginas (laudas) dos materiais textuais (texto-base) obrigatórios.  Divida por 3.  O valor resultante corresponde a carga horária para leitura destes materiais. 

§  Leve em consideração a complexidade dos textos (neste caso, sugerimos dividir por 2) ou se o material é de fácil entendimento (neste caso, sugerimos dividir por 4).

4.         Revise a carga horária que você anotou na matriz curricular e realize os ajustes necessários. Neste caso você pode:

§  Aumentar ou diminuir os materiais obrigatórios

§  Distribuir a diferença da carga horária planejada e calculada nas demais linhas da matriz curricular.

5.         Complete a matriz curricular.  Se preferir, também anote no roteiro, na coluna "mídia" a duração de cada material. 

Data limite: 25/09/2023