Uma das maiores dificuldades para a gestão de epidemias é compreender a evolução do número de pessoas contagiadas e dentro dessas, a quantidade que necessitará de atendimento hospitalar, de suporte de UTI e identificar a taxa de mortalidade.
Propomos, o uso de algoritmos evolutivos, uma das vertentes da área da Inteligência Artificial, para analisar os dados públicos disponibilizados e ajustar as curvas teóricas.
Apresentamos também o formato de árvore de agrupamentos por correlação do padrão da curva de contágio entre as regiões, o que nos fornece um panorama sobre similaridades na dinâmica da doença entre os diferentes estados.
Nosso intuito está em auxiliar as autoridades públicas na tomada de decisões e medidas preventivas sobre a disseminação da doença, como em relação a redução ou ampliação das ações de mobilidade social, bem como, das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As análise são fornecidas não apenas para os estados, mas também para as regiões e municípios, de forma a orientar de maneira localizada o planejamento das medidas preventivas de forma adequada à realidade de cada município e região.
Brasil: Painel de casos de doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) no Brasil pelo Ministério da Saúde
Municípios Paranaenses: Informe Epidemiológico Covid-19
Outros países: Data on the geographic distribution of COVID-19 cases worldwide
O projeto é desenvolvido por membros do Grupo de Inteligência Artificial Aplicado a Bioinformática do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da UFPR e parceiros.