Atividade 01 - Experiência em EaD - 01/09/2023 - 06/10/2023

Atividade 01 - Experiência em EaD - 01/09/2023 - 06/10/2023

Número de respostas: 8

Olá a todos e a todas,

Neste fórum vocês deverão descrever uma experiência em cursos híbrido ou semipresencial ou na modalidade à distância, seja como docente ou discente, apresentando: nome do curso/disciplina, carga horária, modalidade de ensino, instituição ofertante, sistema de comunicação utilizado e formato do material didático.  Destacar pontos positivos e negativos, e dificuldades encontradas.

Caso nunca tenham participado, a oportunidade é agora: pesquisem e se inscrevam num curso online de curta duração, sem necessidade de certificação.  O que conta é a experiência, pois quanto mais vivenciar o ensino a distância, mais insumos terá para o planejamento. 

Após participar do fórum, leiam as experiências dos colegas. Participem!

Data limite para participação no fórum (frequência = 3 horas): 01/09/2023

Critérios para avaliação:  

- A (nota 9 ou 10):  apresentou todas as informações solicitadas, de forma objetiva, até data limite.

- B (nota 7 ou 8): apresentou todas as informações, mas entregou após data limite.

- C (nota 6 ou menos): apresentou parte das informações solicitadas.

- D: não entregou

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 01 - Experiência em EaD

por Raquel Santos da Silva -
Nome da disciplina = Linguagens de Programação para Bioinformática
Carga horária = 45h
Modalidade de ensino = EaD
Instituição ofertante = UFPR/UTFPR
Sistema de comunicação utilizado = vídeo aulas síncronas (lives) pela plataforma google meet
Formato do material didático = aulas em slides

Pontos positivos: A flexibilidade do formato, poder realizar uma disciplina que seria ofertada em outra instituição, poder conhecer novos professores e colegas de pós-graduação.

Pontos negativos: Dificuldades devido ao acesso a internet, horário de aula restrito, poderia ser realizada apenas no período noturno.

Dificuldades encontradas: Conseguir conciliar o horário da aula com outros afazeres.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 01 - Experiência em EaD

por Guilherme Trevisan Linhares -
Nome da disciplina: Imersão de Dados

Carga horária: 10 - 12 horas.

Modalidade de ensino: EaD.

Instituição ofertante: AOVS Sistemas de Informática S.A (Alura)

Sistema de comunicação utilizado: Aulas gravadas (assíncronas). O acesso foi realizado pela plataforma da instituição ofertante.

Formato do material: Códigos em Python feitos na IDLE Jupyter Notebook com explicações mais detalhadas sobre os códigos.

Pontos positivos: Como as aulas eram gravadas, ficava fácil voltar a aula para sanar as dúvidas. Além disso, ao final da aula os docentes liberavam o link com o gabarito da aula.

Pontos negativos: Por serem aulas assíncronas (aulas gravadas), as dúvidas geradas ao longo da aula não poderiam ser sanadas, sendo necessário recorrer a fóruns na internet. Além disso, o tema da Imersão de Dados era no campo da bioinformática e farmacologia, onde os docentes não possuíam conhecimento básico sobre essas áreas para explicar o motivo dos dados se comportarem daquele jeito.
 
Dificuldades encontradas: Sanar as dúvidas geradas ao longo das aulas por ser um assunto bem específico, uma vez que as aulas eram assíncronas.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 01 - Experiência em EaD

por Maristela Palu Yamashita -
nome do curso/disciplina = Especialização em Biologia Molecular - Aplicada a Bioinformática
Carga horária = 415h
Modalidade de ensino = EAD
Instituição ofertante = UTFPR - Dois Vizinhos
Sistema de comunicação utilizado e formato do material didático = Plataforma Moodle para comunicação e roteiros de aula, links de aulas gravas Síncrona e Assíncronas e materiais suplementares como artigos, livros digitais, animações ou vídeos curtos.
Pontos positivos = Flexibilidade de horário e local de estudo. Oportunidade de acompanhar e assistir novamente aulas síncronas.
Pontos negativos = Algumas dúvidas não podem ser esclarecidas imediatamente, são necessários meios de contatos como e-mail por exemplo.
Dificuldades encontradas = Mais a parte de organização e rotina mesmo por minha parte como aluna, porque todas as informação, calendários e links estavam disponíveis em um único ambiente (Moodle)
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 01 - Experiência em EaD

por Victor Henrique Apolonio dos Santos -
Nome da disciplina: MÉTODOS ESTATÍSTICOS EM PESQUISA CIENTÍFICA
Carga horária: 40h
Modalidade de ensino: EaD
Instituição ofertante: UFPR
Sistema de comunicação utilizado: Vídeo aulas sincronas pelo youtube com chamadas pelo moodle, interação via forúm.
Formato do material didático: Aulas em slides e apostilas em PDF, algumas aplicações web para demonstrar os conceitos, exercicios e provas por formulário do moodle.

Pontos positivos: Flexibilidade de não precisar se locomover, pude cursar a matéria mesmo estando em São Paulo.
Pontos negativos: Aulas extensas e o tom constantemente expositivo tornava a aula um pouco massante.
Dificuldades encontradas: Consiliar o ritmo das atividades semanais mais provas com o trabalho e a pesquisa.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 01 - Experiência em EaD

por Rennan Augusto dos Santos Pinto -
Nome da disciplina = Linguagem R
Carga horária = 15 horas
Modalidade de ensino = EaD
Instituição ofertante = UTFPR
Sistema de comunicação utilizado = vídeo aulas síncronas via meet.
Formato do material didático = aulas em slides e PDF's ofertados.

Pontos positivos: A forma de acesso a qual foi ofertada a disciplina abrangeu uma quantidade maior de pessoas, visto que alunos de outras universidades puderam participar. Além disso, por ser uma disciplina relacionada a área da informatização a oferta de maneira síncrona viabilizou sua logística no aprendizado.

Pontos negativos: Dificuldades em relação ao acesso, visto que por ter vários discentes a internet foi um ponto limitante.

Dificuldades encontradas: Apenas a internet mesmo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 01 - Experiência em EaD

por Juliana Beker Godoy -
Nome do curso/disciplina = Comunicação e Oratória
Carga horária = 15h
Modalidade de ensino = EaD
Instituição ofertante = Conquer
Sistema de comunicação utilizado = Aulas gravadas (assíncronas) disponíveis pela plataforma da instituição ofertante.
Formato do material didático = Slides das aulas disponíveis em formato de e-book e um mapa mental com as informações importantes de cada módulo.

Pontos positivos = As aulas tinham muitas exercícios e dinâmicas, que favoreciam o aprendizado. Disponibilizar os slides em formato de e-book, incluindo comentários e os destaques das aulas, ajudava na revisão do conteúdo ao final de cada módulo.

Pontos negativos = Parte das dinâmicas dependiam do uso de rede sociais para postagem de vídeos e áudios.

Dificuldades encontradas = Completar as dinâmicas propostas, já que uso pouco as redes sociais. Isso diminuía a minha vontade em finalizar os exercícios.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 01 - Experiência em EaD - 01/09/2023 - 06/10/2023

por Elsa Santos Lima -
Nome da disciplina = Bioestatísica
Carga horária = 60h
Modalidade de ensino = EaD
Instituição ofertante = UFPR
Sistema de comunicação utilizado = vídeo aulas síncronas (lives) pela plataforma google meet
Formato do material didático = aulas expositivas com apoio de vídeo aulas gravadas e postadas no youtube

Pontos positivos: A flexibilidade do formato, poder realizar uma disciplina em um período de isolamento, com a segurança de estar em casa.

Pontos negativos: Dificuldades devido ao acesso a internet. Sou visual e senti falta de mais esposições visuais, pois a aula foi muito explanativa.

Dificuldades encontradas: Conseguir assimilar os conteúdos, sem a possibilidade de uma apresentação mais visual e uma presença mais próxima do professor.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 01 - Experiência em EaD - 01/09/2023 - 06/10/2023

por Isis Vieira -
Nome do curso ministrado: 2020 Global Community Bio Fellows program (MIT Media Lab)
Carga horária: 21 horas
Modalidade de Ensino = EaD
Instituição ofertante = MIT Media Lab
Sistema de comunicação utilizado = vídeo aulas síncronas (lives) pela plataforma zoom
Formato do material didático = aulas expositivas com slides, mesa redonda virtual, break up rooms.


Pontos positivos: Fui tutora no Curso. No ano anterior havia sido a única Fellow brasileira pela modalidade presencial, em Boston. Fui convidada a encerrar o ciclo no ano seguinte ministrando aulas. Me senti muito honrada com o convite e foi uma experiência muito gratificante.
Com o advento da pandemia o evento de 2020 foi realizado online. 
Como ponto positivo creio que a diversidade do ano de 2020 foi ainda maior em relação à origem geográfica dos alunos, haja vista que não havia restrição de mobilidade até a sede do MIT Media Lab.

Ponto negativo: Apesar de ser uma experiência de imersão muito gratificante, também foi bastante desgastante ministrar aulas síncronas ininterruptas de duração de 5 horas. Embora o curso tenha sido remoto, constrangeu meu tempo como se fosse presencial.

Dificuldades encontradas: Conseguir conciliar o horário da aula com outros afazeres.

----
Também ministrei diversas palestras e cursos online durante a pandemia. Destaco as webpalestras:
Evento online: II Café com Ciência.
Título da Palestra: A próxima revolução tecnológica é biológica: como a Biologia Sintética vai recodificar o DNA da inovação no Brasil e no mundo. 2019.

Evento Online: Embrapa. I Congresso Digital de Nanobiotecnologia e Bioengenharia.
Título da Palestra: Biomanufatura. 2020

Evento Online: Bioinfo4Girls.
Título da Palestra: Blockchain na genômica: aplicações tecnológicas e proteção da privacidade dos dados biológicos. 2020

Evento Online: Fiocruz. GenomicWeek : do genoma ao microbioma.
Título da Palestra: Genoma humano, ancestralidade e privacidade de dados biológicos

Pontos positivos das palestras online: Ausência de deslocamento, acesso a um público diverso.
Pontos negativos: A palestra de Biomanufatura foi pré-gravada, embora tenha realizado outras aulas pré-gravadas em outras ocasiões, uma série de imprevistos aconteceram com meu computador e essa foi a palestra que mais gerou trabalho/retrabalho e frustação na edição de vídeo até a presente data. Felizmente, o vídeo resultante final foi exibido sem problemas.