Prática docência EAD 2023
Section outline
-
Prezados/as estudantes!
Iniciamos nossa disciplina Práticas de Docência: Metodologias para Ensino na EaD, em especial o planejamento e a produção de materiais didáticos para aulas mediadas por tecnologias, sendo que:
- A disciplina está organizada em 4 etapas:
- Etapa 1 - Ambientação e Levantamento de Indicadores
- Etapa 2 - Planejamento: Matriz Curricular e Plano de Aula
- Etapa 3 - Produção de Material Didático
- Etapa 4 - Avaliação de Aula por pares e docentes
- Possui carga horária de 30 horas:
- Aulas de 1 hora/aula síncronas programadas (4 lives ou mais lives) - 4as feiras, das 7h30 às 08:30h, no TEAMS
- 3 horas/aula assíncronas, com atividades semanais propostas no Moodle12 (EAD)
- Possibilidade de 3 orientações que devem ser agendadas no horário disponível pelo docente. Sendo um orientação para a confecção do plano de ensino e outras duas para a orientação da aula e material da aula. As orientações não são obrigatórias para os alunos.
- Duração: Final de outubro
- O MOODLE do PPG Bioinformática será nosso ponto de referência, ou seja, local onde centralizaremos as informações, videoaulas, materiais de leitura, atividades etc. Acesse-o semanalmente
- Nossas aulas "ao vivo" acontecerão pelo TEAMS na equipe Prática de Docência: Metodologia de Ensino para EaD - o link encontra-se logo abaixo.
Como sugestão, organizem um local adequado para seus estudos. A rotina e o estabelecimento de metas contribuirão para que seu desempenho seja excelente nesta disciplina. Sabemos que estas mudanças no formato das aulas exigirão um esforço maior de todos nós, mas se encararmos como um desafio, uma experiência a ser vivenciada, certamente colheremos ótimos resultados.
Bons estudos!
-
Média final da disciplina, levando-se em consideração as 9 atividades propostas.
Os/as alunos/as em que a nota estiver em branco, favor verificar a mensagem enviada por email no dia 30/Nov OU entrar em contato comigo (e-mail ou whatsapp).
-
Roteiro das aulas e atividades da Etapa 03
(18/09, 27/09 e 04/10/2023) -
Roteiro das aulas e atividades da Semana 02, 03 e 04 (30/08 a 13/09)
-
Roteiro das aulas e atividades da Semana 01 (23 a 28/08)
-
Guia com orientações e informações sobre como serão administradas as aulas da disciplina Prática de Docência.
-
Planejamento da disciplina baseado no modelo de matriz curricular, contendo objetivos, ementas, atividades propostas e cronograma.
-
Notícias e avisos da disciplina a serem encaminhados aos estudantes.
-
Link para a equipe/espaço da turma Prática de Docência no TEAMS
-
Link para ingressar no grupo WhatsApp da disciplina Prática de Docência 2023/02
-
-
Vídeo sobre o contexto da EaD e as modalidades de ensino. Com a experiência da Prática docência de 2020 aplicada à Bionformática.
-
Vídeo sobre o sistema de comunicação na EaD e no ensino presencial.
-
Planejamento e produção de aulas e de materiais didáticos no contexto da EaD.
-
Aula vídeo sobre concurso em partes
Itens avaliados em um concurso
-
-
-
-
-
-
Vídeo sobre os fatores humanos e a ergonomia no desenvolvimento de projeto de interfaces.....
-
Vídeo introdutório sobre o modelo da Matriz Curricular, em especial objetivos e conteúdos.
-
Vídeo sobre ferramentas tecnológicas para apoio à proposição de atividades de avaliação e dimensionamenmto do material textual.
-
-
-
-
Vídeo sobre elaboração de roteiros com sequência didática para produção de material educacional.
-
Vídeo sobre o Texto-Base na produção de materiais didáticos
-
Vídeo sobre os elementos gráficos do Texto-Base na produção de materiais didáticos
-
Modelo de roteiro com sequência didática para produção de material educacional.
Você pode fazer o draft para Aula de 5 minutos que depois será estendida para 30 minutos OU
Você pode fazer direto o roteiro para Aula de 30 minutos.
-
Vídeo sobre a proposição de atividades e sobre Guia Didático
-
Material textual, elaborado em formato de texto-base, sobre modelos para avaliação de Material Didático
-
-
Avaliação por Pares do Plano de Ensino:
1- Identifique o Plano de Ensino: Coloque o nome do Colega que você está avaliando e o Tema de Aula de seu Colega.
2- Responda as Questões avaliando os itens a Matriz curricular Atividade 3 e Guia didático Atividade 7 que correspondem ao Plano de Ensino
-
Avaliar a Aula Gravada do Colega:
1- Identifique o Colega que está sendo avaliado.
2- Identifique o Tema de aula que está sendo avaliado.
3- Responda as questões avaliando a Aula gravada pelo Colega (Atividade 06).
Tópicos avaliados:
- Objetivos ... O docente sabe o que precisa fazer, onde quer chegar.... Está claro as habilidade que o Aluno deve atingir ao final da Aula
- Domínio do conteúdo.... Está certo cientificamente .... Ele sabe mesmo do que está falando
- Metodologia... ele sabe explicar ... a técnica é interessante ... a linguagem e aula de forma geral é adequada ao público.... ele se faz entender.... a aula é interessante
-
Atividade 9: Matriz curricular e Guia didático (Versão final)
Após analisar as notas, críticas e sugestões relacionadas ao Plano de Ensino (Matriz curricular - Atividade 3 e Guia didático - Atividade 7):
1- Corrigir e complementar o necessário nos materiais produzidos "Matriz curricular" e "Guia didático" gerando a Versão final.
2- Postar a Versão final em DOC da "Matriz curricular" e "Guia didático".
-
Nesta etapa, após analisar a sua avaliação, as críticas e sugestões recebidas:
1- Revisar todo o material necessário para a sua Aula completa de 30 minutos.
2- Você irá gravar a sua Aula Completa de 30 minutos.
3- Você colocará aqui o link para que a aula possa ser vista e baixada como avaliação final.
-
-
Link para site sobre "Como fazer um roteiro de vídeo de forma simples"
-
Tutorial para utilização do programa Screencast o Matic para gravação de telas de computador e produção de videoaulas.
-
Quadro com principais recursos do Moodle elaborado pela UFSCar
-
Site oficial do Moodle (moodle.org)
-
-
axonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais.
Ana Paula do Carmo Marcheti Ferraz, Renato Vairo Belhot. Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010.
-
Links para conteúdos sobre assuntos abordados nesta disciplina: referenciais de qualidade da EaD, referatário ABED, recursos educacionais abertos (REA) entre outros artigos de interesse geral.
-
Materiais sobre acessibilidade
-
Legislação sobre EaD no Brasil e na UFPR, e do período da pandemia de COVID-19 no Brasil e na UFPR.
-
-
-
Guia didático do curso de especialização em Mídias Intregradas na Educação
-
Guia didático do curso de aperfeiçoamento em Mídias Intregradas na Educação
-
Guia didático da Oficina Dimensionamento e Avaliação em EaD
-
Guia didático da disciplina DS220 Análise e Projeto de Sistemas I
-
Informações sobre o Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - TADS, PPC e ementas.
-
Projeto Político Pedagógico do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
-
Levantamento feito com a comunidade discente do TADS, num período de 2 semanas, utilizando a ferramenta Google Forms.
-
-
-
Sequência didática parcial da disciplina DS230
-
-
-
Sequência didática parcial da disciplina DS250
-
-
-
Site do Programa de Pós-Graduação em BioInformática com informações sobre o curso, egressos, disciplinas, guia do estudante.
-
Matriz com planejamento da disciplina Prática de Docência
-
Programa com planejamento da disciplina Produção Científica