Oficina de Planejamento e Produção de Materiais Didáticos para Aulas Mediadas por Tecnologias

Orientações para os inscritos

Apresentação

O mundo vive uma realidade impensada há alguns meses, em especial pela incerteza quanto à continuidade (ou não) do distanciamento social visando reduzir a velocidade de contaminação da COVID-19, resultando em mudanças no âmbito social e do trabalho das pessoas.

Na educação, verifica-se o esforço de inúmeras escolas de diferentes níveis, do ensino fundamental ao superior, em minimizar os prejuízos no aprendizado decorrentes da suspensão das aulas. Neste momento, ainda não é possível analisar o impacto que as aulas mediadas por tecnologias trarão para a educação, se de forma positiva ou negativa, mas é inegável que qualquer esforço é melhor que nenhum. No mínimo, docentes e discentes terão experimentado novos recursos tecnológicos, de forma a enfrentar o desafio de diminuir a distância com a escola e buscar soluções para superar os efeitos nocivos desta pandemia.

Esta oficina objetiva demonstrar e aplicar uma metodologia para o planejamento e a produção de materiais didáticos para aulas mediadas por tecnologias, com vistas a minimizar os impactos na educação num cenário de "home classroom" (fazendo uma analogia ao home office). A portaria 343/20-MEC, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a pandemia, dá o embasamento jurídico necessário para o desenvolvimento de atividades de ensino apoiadas pelos meios e tecnologias de informação e comunicação, sem promover o deslocamento da comunidade acadêmica e evitando aglomerações, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A oficina é fruto de uma parceria entre o Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas/UFPR e o Programa de Pós-Graduação em Bioinformática/UFPR.

Objetivo

Apresentar e aplicar uma metodologia que auxilie o planejamento e a produção de materiais didáticos para aulas mediadas por tecnologias, baseada em experiências da EaD e com vistas à integração de mídias e de recursos tecnológicos disponíveis aos docentes e discentes.

Programação

• Levantamento de indicadores visando definir pressupostos teóricos e respectivo tratamento metodológico do curso, disciplina ou aula;
  • Planejamento dos materiais didáticos por meio de um modelo de matriz curricular;
  • Desenvolvimento de uma amostra de material didático para aula mediada por tecnologias.

Requisitos

• Obrigatórios: computador, notebook, smartphone ou outro equipamento que possua autofalante e acesso à Internet.
  • Desejáveis: softwares para edição de texto (MS-Word, LibreOffice Writer ou similar), para apresentação (MS-Powerpoint, Prezi, Beautiful.ai ou similar) e para gravação de telas (CamStudio, RecordMyDesktop, ScreenCast o Matic ou similar).

Metodologia

• Preparação para a oficina: os inscritos (cursistas) receberão, com antecedência, materiais contendo informações sobre o curso, leituras e atividades que deverão ser desenvolvidas obrigatoriamente antes da oficina, sob o risco da oficina não ser produtiva para os cursistas.
  • A oficina: desenvolvimento de materiais didáticos de forma aplicada e contextualizada às situações educacionais inerente à realidade de cada cursista.
  • Após a oficina: cada cursista poderá continuar a desenvolver seu material didático e aulas mediadas por tecnologias. Manteremos um fórum de discussão aberto, para trocarmos experiências e ideias.

Público-alvo

Docentes da UFPR, discentes dos programas de pós-graduação (stricto sensu) da UFPR e profissionais interessados em planejar e produzir material didático mediado por tecnologias.

Programação:

Data e Horário; 06/maio/2020 (4a feira), das 8h30 às 12h30

Observações

1. Será utilizado o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e o Microsoft TEAMS para a oficina. As informações sobre acesso serão enviadas oportunamente.
  2. Esta oficina não é um treinamento de softwares para editoração eletrônica, criação de sites, gravação e edição de vídeos, planilhas eletrônicas ou de apresentação. Há centenas de tutoriais e cursos online gratuitos disponíveis com esta finalidade, que indicaremos no decorrer da oficina.

Inscrições até 04/05

Nessa primeira oferta da oficina, estão pevistas 50 vagas, que serão destinadas aos 50 primeiros que efetivarem suas inscrições.

Inscrições encerradas em função do número de inscritos. Aguardem a abertura de novas turmas.