O mundo vive uma realidade impensada há alguns meses, em especial pela incerteza quanto à continuidade (ou não) do distanciamento social visando reduzir a velocidade de contaminação pela COVID-19, resultando em mudanças no âmbito social e do trabalho das pessoas. Na educação, escolas e universidades fechadas afetaram mais de 1,5 bilhão de estudantes em pelo menos 174 países, segundo artigo publicado no site da ONU em 08 de abril de 2020.
Apesar das diferenças do ensino nos países afetados pela pandemia, em comum verificou-se o esforço em minimizar os prejuízos no aprendizado decorrentes da suspensão das aulas. No Brasil, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as escolas podem adotar o modelo de aulas mediadas por tecnologias em situações emergenciais. A norma é válida para o ensino fundamental, médio, educação profissional técnica de nível médio, educação de jovens e adultos e educação especial. Para o ensino superior, o MEC publicou a Portaria 343 de 17 de março de 2020, revogada pela Portaria 544 de 16 de junho de 2020.
Na UFPR, o retorno das atividades acadêmicas foi marcado pela aprovação das resoluções 43/2020-CEPE, 44/2020-CEPE e 59/2020-CEPE. Tais resoluções instituíram, em caráter excepcional, período especial para cursos de graduação e pós-graduação da UFPR, independente da modalidade ou metodologia de ensino.
Esta oficina objetiva demonstrar e aplicar uma metodologia para o dimensionamento (métrica) de atividades acadêmicas, síncronas ou assíncronas, mediadas por tecnologias, bem como a proposição de atividades avaliativas da aprendizagem, para o planejamento e elaboração de um plano de ensino com vistas a minimizar os impactos na educação num cenário de “home classroom” (fazendo uma analogia ao home office). A portaria 343/20-MEC, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a pandemia, dá o embasamento jurídico necessário para o desenvolvimento de atividades de ensino apoiadas pelos meios e tecnologias de informação e comunicação, sem promover o deslocamento da comunidade acadêmica e evitando aglomerações, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Apresentar e aplicar uma metodologia para dimensionar materiais didáticos para aulas mediadas por tecnologias, e estratégias para proposição de atividades avaliativas da aprendizagem (design de avaliação).
Servidores da UFPR e discentes dos programas de pós-graduação (stricto sensu) da UFPR
12 horas, sendo organizadas da seguinte forma:
Nessa primeira oferta da oficina, estão pevistas 100 vagas, que serão destinadas aos 100 primeiros que efetivarem suas inscrições.
Inscrições encerradas. A próxima oficina está prevista para o dia 15/7 e as inscrições deverão ser abertas no dia 10/7.