Oficina sobre Dimensionamento e Avaliação em Aaulas Mediadas por Tecnologias 9/7/2020

Apresentação

O mundo vive uma realidade impensada há alguns meses, em especial pela incerteza quanto à continuidade (ou não) do distanciamento social visando reduzir a velocidade de contaminação pela COVID-19, resultando em mudanças no âmbito social e do trabalho das pessoas. Na educação, escolas e universidades fechadas afetaram mais de 1,5 bilhão de estudantes em pelo menos 174 países, segundo artigo publicado no site da ONU em 08 de abril de 2020.

Apesar das diferenças do ensino nos países afetados pela pandemia, em comum verificou-se o esforço em minimizar os prejuízos no aprendizado decorrentes da suspensão das aulas. No Brasil, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as escolas podem adotar o modelo de aulas mediadas por tecnologias em situações emergenciais. A norma é válida para o ensino fundamental, médio, educação profissional técnica de nível médio, educação de jovens e adultos e educação especial. Para o ensino superior, o MEC publicou a Portaria 343 de 17 de março de 2020, revogada pela Portaria 544 de 16 de junho de 2020.

Na UFPR, o retorno das atividades acadêmicas foi marcado pela aprovação das resoluções 43/2020-CEPE, 44/2020-CEPE e 59/2020-CEPE. Tais resoluções instituíram, em caráter excepcional, período especial para cursos de graduação e pós-graduação da UFPR, independente da modalidade ou metodologia de ensino.

Esta oficina objetiva demonstrar e aplicar uma metodologia para o dimensionamento (métrica) de atividades acadêmicas, síncronas ou assíncronas, mediadas por tecnologias, bem como a proposição de atividades avaliativas da aprendizagem, para o planejamento e elaboração de um plano de ensino com vistas a minimizar os impactos na educação num cenário de “home classroom” (fazendo uma analogia ao home office). A portaria 343/20-MEC, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a pandemia, dá o embasamento jurídico necessário para o desenvolvimento de atividades de ensino apoiadas pelos meios e tecnologias de informação e comunicação, sem promover o deslocamento da comunidade acadêmica e evitando aglomerações, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Objetivo

Apresentar e aplicar uma metodologia para dimensionar materiais didáticos para aulas mediadas por tecnologias, e estratégias para proposição de atividades avaliativas da aprendizagem (design de avaliação).

• Plano de Ensino
  • Dimensionamento de atividades acadêmicas (aulas síncronas e assíncronas)
  • Avaliação da aprendizagem de forma remota

Requisitos

• Obrigatórios: computador, notebook, smartphone ou outro equipamento que possua autofalante e acesso à Internet.
  • Desejáveis: conhecimento básico em softwares de edição de texto (MS-Word, LibreOffice Writer ou similar) e de apresentação (MS-Powerpoint, Prezi, Beautiful.ai ou similar).

Metodologia

• Preparação para a oficina: os inscritos receberão, por e-mail, informações, leituras e atividades para serem desenvolvidas antes da oficina (pré-oficina).
  • A oficina: cada participante será convidado a elaborar um plano de ensino com ênfase no dimensionamento das atividades acadêmicas (síncronas e assíncronas) e em proposição de atividades avaliativas durante o período da oficina.
  • Após a oficina: manteremos seu acesso ao ambiente virtual de aprendizagem Moodle/Bioinfo por 10 dias após término da oficina.

Público-alvo

Servidores da UFPR e discentes dos programas de pós-graduação (stricto sensu) da UFPR

Programação e carga horária:

12 horas, sendo organizadas da seguinte forma:

• Aulas online, via TEAMS: 4 horas - das 8:30 as 12:30 do dia 9 de julho
  • Aulas assíncronas, via MOODLE (pré-oficina): 8 horas

Observações

1. Será utilizado o ambiente virtual de aprendizagem Moodle do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da UFPR e o Microsoft TEAMS para a oficina. As informações sobre acesso serão enviadas oportunamente.
  2. Esta oficina não é um treinamento de softwares para editoração eletrônica, criação de sites, gravação e edição de vídeos, planilhas eletrônicas ou de apresentação. Há centenas de tutoriais e cursos online gratuitos disponíveis com esta finalidade, que indicaremos no decorrer da oficina.

Inscrições até as 17:00 do dia 8/7

Nessa primeira oferta da oficina, estão pevistas 100 vagas, que serão destinadas aos 100 primeiros que efetivarem suas inscrições.

Inscrições encerradas. A próxima oficina está prevista para o dia 15/7 e as inscrições deverão ser abertas no dia 10/7.