O mundo vive uma realidade impensada há alguns meses, em especial pela incerteza quanto à continuidade (ou não) do distanciamento social visando reduzir a velocidade de contaminação da COVID-19, resultando em mudanças no âmbito social e do trabalho das pessoas.
Na educação, verifica-se o esforço de inúmeras escolas de diferentes níveis, do ensino fundamental ao superior, em minimizar os prejuízos no aprendizado decorrentes da suspensão das aulas. Neste momento, ainda não é possível analisar o impacto que as aulas mediadas por tecnologias trarão para a educação, se de forma positiva ou negativa, mas é inegável que qualquer esforço é melhor que nenhum. No mínimo, docentes e discentes terão experimentado novos recursos tecnológicos, de forma a enfrentar o desafio de diminuir a distância com a escola e buscar soluções para superar os efeitos nocivos desta pandemia.
Esta oficina objetiva demonstrar e aplicar uma metodologia para o planejamento e a produção de materiais didáticos para aulas mediadas por tecnologias, com vistas a minimizar os impactos na educação num cenário de "home classroom" (fazendo uma analogia ao home office). A portaria 343/20-MEC, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a pandemia, dá o embasamento jurídico necessário para o desenvolvimento de atividades de ensino apoiadas pelos meios e tecnologias de informação e comunicação, sem promover o deslocamento da comunidade acadêmica e evitando aglomerações, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A oficina é fruto de uma parceria entre o Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas/UFPR e o Programa de Pós-Graduação em Bioinformática/UFPR.
Apresentar e aplicar uma metodologia que auxilie o planejamento e a produção de materiais didáticos para aulas mediadas por tecnologias, baseada em experiências da EaD e com vistas à integração de mídias e de recursos tecnológicos disponíveis aos docentes e discentes.
Docentes da UFPR, discentes dos programas de pós-graduação (stricto sensu) da UFPR e profissionais interessados em planejar e produzir material didático mediado por tecnologias.
Carga horária: 4 horas
Data e Horário; 21/maio/2020 (4a feira), das 8h30 às 12h30
Nessa primeira oferta da oficina, estão pevistas 100 vagas, que serão destinadas aos 100 primeiros que efetivarem suas inscrições.